Violão

A Música Litúrgica brota da vida da comunidade de fé nas suas ritos, celebrações e festividades [1]. Executar um instrumento musical nas celebrações litúrgicas exige atitude espiritual. Portanto, o instrumentista, enquanto ministro da celebração, seja um músico que toca e canta ou que acompanhe um cantor, deve estar também profundamente envolvido com a ação litúrgica por sua atenção e participação comunitária [2].

Para isto, o domínio técnico dos músicos que acompanham o canto litúrgico se faz urgente e necessário. O pedido da Igreja para uma formação consistente de agentes de música litúrgica é bastante claro e antigo. O texto Lex Orandi, Lex Credendi [3], sugere atenção à formação litúrgica e musical a todas as pessoas que exercem o nobre ministério da animação nas dioceses, paróquias, comunidades e movimentos. Esse curso pretende preencher a lacuna da formação específica do músico instrumentista para atuar na liturgia, aperfeiçoando sua técnica musical e ao mesmo tempo aprofundando seu conhecimento litúrgico musical.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar o contato com a música através do violão, contextualizando a prática do instrumento à ação litúrgica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver noções básicas sobre o domínio técnico do violão
• Ampliar conhecimentos de repertório litúrgico
• Compreender o papel do instrumentista na liturgia
• Promover a reflexão sobre o fazer musical comunitário

PÚBLICO ALVO
Interessados em aprender a tocar violão e/ou aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica.

METODOLOGIA
As aulas serão realizadas através da internet por uma plataforma EAD (Educação a Distância). O conteúdo será desenvolvido através de estudos dirigidos, vídeo-aulas, apostilas digitais, repertório, exercícios, fórum de discussão. O curso será dividido em 10 aulas e cada aula contém 4 momentos distintos:
1. Apresentação do conteúdo
2. Apreciação musical
3. Exercícios
4. Repertório

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

[1] CANTO E MÚSICA NA LITURGIA PÓS-CONCÍLIO VATICANO II, pág. 3.

[2] A NATUREZA SACRAMENTAL DA MÚSICA LITÚRGICA, pág. 4

[3] Lex Orandi, Lex Credendi página 6.

 

Que o vosso modo de celebrar seja a própria expressão de vossa fé
João paulo II

Leave a comment